La flexografia é a tecnologia de impressão mais usada na indústria para produção de etiquetas e impressos em geral, fornecendo uma combinação ideal de qualidade, produtividade e flexibilidade.
Geralmente usada em grandes indústrias, as impressoras flexográficas conseguem imprimir uma variedade de filmes, folhas e materiais.
Os produtos impressos em impressoras flexográficas incluem etiquetas adesivas, termoencolhíveis (embalagens de garrafas), embalagens de gelados, caixas dobráveis, sacolas de compras, sacos de plástico, pacotes de alimentos, embrulho para presentes, envelopes, papel de parede, entre outros.
No entanto, você quer entender o que é flexografia? Continue lendo o artigo que iremos explicar como funciona o processo de impressão flexográfica, evolução dos processos, técnicas, entre outros.
Como funciona o processo de impressão
A impressão flexográfica não é algo novo, mas evoluiu consideravelmente com inúmeras inovações nos últimos anos.
Sobretudo, a flexografia passou por uma série de desenvolvimentos que a levaram a um longo caminho desde as primeiras impressoras usadas pela primeira vez no final do século XIX.
Já no século XX, houve muitos avanços na produção de impressoras, tintas de impressão, chapas, matérias-primas e processos de impressão.
La evolução da indústria flexográfica ajudou a desenvolver maneiras mais confiáveis de produzir grandes pedidos de etiquetas personalizadas de alta qualidade com menores prazos de entrega.
A impressão flexográfica é uma técnica que utiliza uma placa de impressão flexível. No passado, essas chapas de impressão eram feitas de borracha e atualmente as empresas usam chapas de impressão de fotopolímero flexíveis.
As placas são enroladas em cilindros em uma prensa rotativa que possui tinta em uma placa elevada, girando o cilindro em alta velocidade para transferir a tinta através de pequenos orifícios do rolo anilox para o substrato, onde cada cor requer uma placa de impressão diferente.
Devido o funcionamento de rolos anilox, as chapas de impressão, tinta, a impressora consegue imprimir imagens com alta contagem de linhas em flexografia.
A impressão flexográfica é única devido sua versatilidade de se adaptar a diferentes materiais como nossa própria Impresora flexográfica sarín, que imprime em papel, plástico, alumínio, ráfia, termoencolhível e nylon.
Principais vantagens da flexografia
- Opera em velocidades extremamente altas e é ideal para longas tiragens de impressão
- Imprime em uma ampla variedade de materiais de substrato
- Tempos de preparação curtos com mínimo de desperdício
- Garante saída de alta qualidade
- Elimina a necessidade de trabalho e custos adicionais: impressão, envernizamento, laminação e corte podem ser feitos em uma única passagem
- O processo de impressão é direto e controlado
- Manutenção de baixo custo
Como todos os tipos de impressão, a flexografia tem características relacionadas a tipos de provas, especificações de modelo e corte, recortes, sombreamentos, fontes, matizes, cores de tinta, resolução de imagem e formatos de imagem.
Sendo assim, há uma variedade de técnicas de impressão no mercado, mas a flexografia ainda é a mais popular na indústria em geral.
Por fim, se você procura impressoras flexográficas de alta qualidade de impressão, te convidamos a conhecer nossa linha de produtos clicando aqui.